quarta-feira, 2 de abril de 2008

Portas do Mar à vista



No Díário Insular de 19 de Março de 2008, José Pedro Cardoso, Presidente da Câmara de Angra do Heroísmo, deixa no ar a possibilidade de tornar visíveis os vestígios arqueológicos das Portas do Mar, descobertos no final do séc. XX. Esta sugestão foi lançada novamente por Dr. Álvaro Monjardino, na sua última conferência no contexto das celebrações dos 25 anos da classificação de Angra a Património Mundial.
A solução a adoptar passaria por tornar visíveis os vestígios através de superficies transparentes, com o cuidado de iluminar e ventilar adequadamente o local, à semelhança de algumas intervenções já existentes, como por exemplo a Michaelerplatz (Viena, Áustria).


Michaelerplatz (Viena, Áustria)1992, Studio Hollein

2 comentários:

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Joao Monjardino disse...

A partir do momento em que se fez a Marina de Angra, posta de lado a questão de protecção daquele troço do antigo limite da Cidade, a preservação em condições de visita das ruinas das Portas do Mar devia ter sido obrigatória! Por Lei sempre o foi. O que falhou foi a ligaçã à Marina como espaço lúdico substituto do Páteo da Alfândega que de certa forma ficaria amputado. Nunca cheguei a perceber porque não avançaram com a dita preservação em complementaridade com os novos espaços embora tenham feito uma ponte de ligação ao edifício da Administração que na prática não serve a ninguem. Parece-me óbvio que a ligação à esplanada da Marina tambem devia ter sido melhorada com acesso directo no enfiamento da Rua de São João. Enfim depressa e bem não há ninguem!