domingo, 13 de abril de 2008

Centro de Interpretação do Vulcão dos Capelinhos

O centro de interpretação vai funcionar como uma porta de entrada num circuito de "visitas vulcanológicas" pelo Arquipélago, com ligação à Furna do Enxofre, Gruta do Carvão, Algar do Carvão, Furnas e Sete Cidades.
Este projecto, em construção na ilha do Faial, de autoria do Arqt.º Nuno Ribeiro Lopes, será, segundo Ana Paula Marques, o "equipamento mais vanguardista" dos Açores em termos tecnológicos.
O Arqt.º tem a seu cargo outros projectos em desenvolvimento na ilha do Pico, tais como, o Teatro Municipal das Lajes do Pico, sendo também coordenador do Plano de Pormenor do mesmo concelho.
Tendo em conta que não tenho um profundo conhecimento sobre o presente projecto, penso que poderá ter como referência os templos egípcios, compostos por redes de tuneis e galerias subterrâneas de acesso aos túmulos.
O facto de grande parte do edificiado se implantar abaixo do nível do solo, permite dessimular a construção no terreno, evitando um grande impacto na paisagem dos Capelinhos. Esta ideia vem de encontro ao sentido deste equipamento vulcanológico, na busca do conhecimento ao interior da terra. O principal espaço, através da sua interessante solução estrutural, recria o sentido de erupção, com a existência de um pilar central que ao ascender dilui-se com a laje de cobertura.

Sem comentários: