quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Colecção de Francisco Ernesto Oliveira Martins classificada pelo Governo Regional

Esta notícia não está propriamente relacionada com Arquitectura, mas é com muito gosto que hoje li no Diário Insular que a colecção de arte de Francisco Ernesto de Oliveira Martins foi classificada finalmente pelo Governo Regional.
No entanto, penso poder afirmar que este coleccionador e historiador de Arte terá sido o primeiro a escrever sobre a arquitectura açoriana, com a publicação do livro Arquitectura nos Açores-Subsídios para o seu Estudo, em 1983. Esta edição está esgotadíssima mas após muita procura consegui encontrar um exemplar num alfarrabista em Lisboa, que por coincidência continha uma dedicatória do Dr. Mota Amaral para o Dr. Mendonça e Cunha, na altura Embaixador português no Vaticano!
Tenho pelo Sr. Francisco uma enorme admiração, não só por me ter dado grande auxílio na elaboração da minha prova final no âmbito do sexto ano do curso pela FAUP, através dos seus livros e dos seus conhecimentos, mas também por ser uma delícia ouvir as suas histórias peculiares.
Foi ele quem me incentivou a tentar publicar o meu trabalho e a procurar apoio junto de Instituições. Embora tenha constado parte do meu trabalho na revista Atlântida de 2006, Vol. LI, do Instituto Açoriano da Cultura- IAC, ainda me questiona se já desisti de publicar o livro na sua totalidade.
Para além de uma referência no estudo da Arte açoriana, o Sr. Francisco é para mim um exemplo de preserverança, já com 36 livros publicados... e em vias de lançar uma nova obra...
Imagem retirada do Diário Insular

1 comentário:

Dita disse...

Uma optima homenagem ao historiador!!!