quarta-feira, 27 de maio de 2009

Plano de Urbanização da Praia da Vitória | apresentação pública

"A Câmara Municipal da Praia da Vitória apresentou ontem o Plano de urbanização da Praia da Vitória e do Parque Empresarial da Boa Vista.

Roberto Monteiro, presidente da autarquia, considera que este é o momento que representa o início da segunda fase da estratégia de desenvolvimento delineada para o concelho.

Para o autarca trata-se de uma etapa que caracteriza a expansão da cidade, sustentada num plano de ordenamento territorial; aposta na dinamização e potenciação do sector privado como principal sustentáculo do desenvolvimento do concelho.

A implementação das novas infraestruturas, com base no plano de ordenamento, vai, segundo Roberto Monteiro, criar uma nova centralidade no desenvolvimento da cidade, “que se pretende ser um exemplo a nível ambiental, cultural, económico e urbanístico”

O projecto prevê o Parque Empresarial da Boa Vista; um Pavilhão Multiusos e novos arruamentos.

A autarquia garante que esta visão de desenvolvimento urbano aproveita os recursos e valoriza sinergias, tendo em conta que grande parte da zona de expansão, fica “no entroncamento entre infra-estruturas essenciais para o desenvolvimento do Concelho e da Ilha, nomeadamente o Porto Comercial, o Aeroporto, a Via Vitorino Nemésio e a nova Avenida Marginal”.

O espaço e as orientações apresentadas ontem publicamente vão permitir mais uma zona residencial, “sendo que a grande orientação estratégica é para a habitação unifamiliar, já que a única excepção na Praia é a construção, já a decorrer, da urbanização de Nossa Senhora de Fátima”, explicou o responsável pela edilidade.

Para Roberto Monteiro pretende-se criar “harmonia entre os espaços residenciais e comerciais”, numa área de 160 hectares, que fará com que, nos próximos 15 a 30 anos, a cidade possa triplicar a sua zona urbana. A Câmara prevê mesmo um aumento populacional “superior aos 3.500 habitantes, sendo de esperar que a maioria dos novos residentes sejam casais jovens”.

O Parque Empresarial da Boa Vista, segundo a autarquia, não terá empresas poluentes.

Para Roberto Monteiro esta nova visão para a Praia da Vitória “demonstra estratégia e potencia a fixação dos jovens, quer por via dos novos espaços urbanísticos, quer pela criação de uma zona de excelência, para criação/instalação de empresas e potenciação de novos empregos”.

O plano além de definir cada uma das zonas, avança com regras para o desenvolvimento da cidade. Monteiro quer garantir que a Praia da Vitória será uma cidade confortável e moderna, prevendo espaços para todos.

A Câmara tem investido, nos últimos tempos, na revitalização do centro urbano com o alargamento dos passeios, a criação de espaços de lazer e do embelezamento da cidade. A remodelação ainda em curso abrange a zona da beira-mar, a Praça Francisco Ornelas da Câmara, a zona do Largo da Luz/Rotunda do Cemitério e a zona do Parque Desportivo.

Outro projecto do autarca é a concentração de todos dos serviços municipais no centro da cidade."


In http://www.auniao.com/noticias/ver.php?id=16369

1 comentário:

Anónimo disse...

Um grande ponto de interrogação.