terça-feira, 4 de novembro de 2008

Património e Comunicação Social em discussão | Mesa redonda

No próximo dia 7, pelas 21h00, decorrerá no Centro Cultural de Angra do Heroísmo, uma mesa redonda subordinada ao tema "A importância do Papel da Comunicação Social na Divulgação e Promoção do Património".
Este tema e debate está integrado no Ciclo de Conferências Comemorativas dos 25 anos de Angra Património Mundial, e terá como oradores Júlio Magalhães (TVI), José Lourenço (DI) e Sidónio Bettencourt (RDP-Açores).
É de facto um assunto pertinente. A Comunicação Social tem um papel importante a desempenhar, tem responsabilidades na protecção do Património. Será que tem actuado de forma eficaz no que diz respeito a esta problemática? Será que programas como "Os Açores e o Património", transmitido anos a fio pela RTP Açores pós-sismo, apresentado por Jorge Forjaz, não têm sentido existir nos tempos que correm? Será que os açorianos estão realmente informados sobre a sua história e sobre o significado de Angra do Heroísmo no panorama das rotas atlânticas?
Enfim. São questões que podem ser discutidas nesta Mesa redonda.

Definições:

Património: herança paterna; bens de família; bens necessários para ordenar um eclesiástico; dote dos ordinandos; propriedade.

Comunicação Social: é um campo de conhecimento acadêmico que estuda a comunicação humana e questões que envolvem a interação entre os sujeitos em sociedade. A comunicação social lida com as técnicas de transmissão da informação, o formato com que a informação é transmitida, e os impactos que a informação terá na sociedade e a relação entre os sujeitos em uma situação comunicativa.

1 comentário:

Anónimo disse...

Há que ir lá e não deixar que aquilo se transforme numa mesa redonda de café...
Em princípio vou estar em Lisboa. Ponham na NET para o pessoal acompanhar.
Rogério Pereira