quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Antigo Hospital militar de Angra à venda

Foi com alguma preocupação, que tomei conhecimento que o Hospital da Boa Nova, localizado em Angra do Heroísmo, está à venda! Sinceramente, não sei bem que implicações pode trazer ao futuro deste imóvel de grande qualidade arquitectónica. Mas de facto, é urgente que se faça algo para impedir a autodestruição do imóvel, seja quem for, visto que o Estado até à data nada fez.
Consta que este edifício estaria destinado a albergar a vasta colecção militar do Museu de Angra, passando a ser uma extensão deste mesmo museu, pelo menos assim se ambicionava. Parece-me um fim excelente para o Património em causa, coadunando-se perfeitamente o tema desta colecção à génese militar do edifício. Mas falta que o Estado queira ceder este exemplar à Região para que esta projecto seja possível.
Espero que ainda estejamos a tempo de travar esta acção que me deixa um tanto apreensiva, e que o Governo Regional consiga inverter esta medida, tendo em conta o objectivo que têm para ele.
Ainda ontem, num depoimento à RDP Açores, o Dr. Jorge Bruno, Director do Museu de Angra do Heroísmo e Presidente do Instituto Açoriano de Cultura, referia ser necessário trazer este tema a debate da sociedade açoriana. Acho uma excelente ideia, e aguardo o seu agendamento para breve, tendo em vista que podemos unir esforços no intuito de tentar "atribuir" o edifício ao Museu de Angra.

Imagens recolhidas na Biblioteca Pública e Arquivo de Angra do Heroísmo

Sem comentários: