terça-feira, 24 de junho de 2008

Polémica Largo S. João | Ponta Delgada

O projecto de requalificação urbana do Largo de São João em Ponta Delgada tem despoletado polémica, razão pela qual está em circulação um mail pela internet que me chegou... de facto as fotos enviadas não são favoráveis à solução adoptada demonstrando o que culminou na desvalorização do edifício do Teatro Micaelense. Através do tratamento dos espaços públicos podemos aniquilar ou dar ênfase a edifícios construídos. Penso que neste caso a solução de nivelar a praça à cota da rua superior resolvendo a inserção do parque de estacionamento subterrâneo, permitindo o seu acesso pela via à cota mais baixa, a sul da praça, resulta bem... no entanto reconheço que existe uma quebra visual principalmente no sentido da chegada a sul e que o acesso à própria praça não foi dignificado através da sua escala. Para além de que o equipamento implantado recentemente neste espaço público também surge como uma barreira visual ao observador que se aproxima de nascente.




3 comentários:

Maria Brandão disse...

O Largo de S. João ficou visualmente desvalorizado desde a construção do parque de estacionamento. O quiosque só veio agravar a situação.

Joao Monjardino disse...

Ficou... é verdade mas os automóveis atravancados por cima dos passeios e ás voltas como baratas tontas, à procura de estacionamento, são o que mais desvalorizam PDL ou mesmo AH... para grandes males grandes remédios... e em AH é preciso xarope deste há anos sem fim mas parace que andamos todos a dormir.

Anónimo disse...

Os carros tem é que ficar às portas da cidade! Mais e melhores transportes colectivos, menos poluição que o turismo e os nossos pulmões agradecem!