sexta-feira, 16 de novembro de 2012

EXPOSIÇÃO «ARQUITECTURA DO RAMO GRANDE»

 
"O Instituto Açoriano de Cultura no âmbito das IV Jornadas de Reflexão de Animação Turística, subordinadas ao tema “Turismo e Animação Cultural”, que decorrerá na sequência de uma parceria com a Associação Regional do Turismo, apresenta a partir do dia 16 de novembro, próxima sexta-feira, no bar do Centro Cultural e de Congressos de Angra do Heroísmo uma exposição de painéis sobre a Arquitectura do Ramo Grande.
 
 A referida exposição, que recorda a região da ilha Terceira denominada por Ramo Grande – tradicionalmente conhecida pela riqueza da sua produção agropecuária, pela raça dos bovinos que forneceram a força do trabalho necessária aos trabalhos agrícolas e pelo brilho das festividades em honra do Espírito Santo – salienta a singularidade da sua arquitectura, expressa nas casas rurais. Que vem sendo constantemente referida, desde que Vitorino Nemésio chamou a atenção, no Corsário das Ilhas, para este “habitat rural tão nobremente urbano”.
 
Esta exposição, composta por 12 painéis, integra o programa das IV Jornadas de Reflexão de Animação Turística, a realizar de 16 a 18 de novembro no Centro Cultural e de Congressos de Angra do Heroísmo."

Sem comentários: