quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Ponta Delgada: Nova igreja católica em 2009 | Arqt.º Luis Francisco Meneses

A presidente da Câmara de Ponta Delgada, Berta Cabral, adiantou que esta obra representa a concretização um "sonho com mais de 30 anos" da comunidade local, que vai marcar o século XXI nos Açores.

"As igrejas fazem-se de séculos em séculos e esta obra é um marco importante para Ponta Delgada e para os Açores", afirmou Berta Cabral, que falava na assinatura da cedência do terreno da Diocese de Angra e Ilhas dos Açores para a autarquia.

Berta Cabral, que prevê que o templo possa ser inaugurado a 13 de Maio de 2009, apelou à comunidade a continuar a recolher fundos para a aquisição de mobiliário da igreja, que, depois de concluída, poderá dar origem a uma nova paróquia em Ponta Delgada.

Segundo explicou a autarca, esta obra surge porque o regulamento municipal de Ponta Delgada determina que os construtores civis do concelho construam equipamentos sociais e desportivos e, nesse âmbito, uma empresa foi desafiada a inovar, construindo um templo e o complexo paroquial do Lajedo, onde funcionará a catequese e o arquivo.

O projecto de arquitectura prevê um templo de linhas modernas, com uma nave única, que será construído num terreno com 3.826 metros quadrados, que foi oferecido pelo Governo Regional à Diocese açoriana para este efeito há 30 anos.

Para o Cónego José Garcia, da Igreja Paroquial de São José, mais do que um sonho antigo, liderado pelo Monsenhor Maia, a construção da nova igreja era urgente, dado o crescimento populacional que se verifica na zona do Lajedo.

"Só uma comunidade de fé viva e estruturada poderá construir uma casa de Deus para os homens utilizarem", lembrou o Cónego José Garcia.

RME.

© 2008 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A.

In http://ww1.rtp.pt/noticias/index.php?article=340449&visual=26


FOTOS DE OBRA
In http://paroquiadesaojose.blogspot.com/2008/11/igreja-de-nossa-senhora-de-ftima.html




MAQUETIZAÇÃO 3D



1 comentário:

Anónimo disse...

tenham especial atenção à acústica, não digo isto por mal, mas já estive em vários templos com linhas semelhantes e a acústica é péssima, normalmente recorrendo-se a soluções que danificam muito a ideia original.