sábado, 31 de janeiro de 2009
Arquitectura | aprender...
quarta-feira, 28 de janeiro de 2009
Ponta Delgada: Nova igreja católica em 2009 | Arqt.º Luis Francisco Meneses
"As igrejas fazem-se de séculos em séculos e esta obra é um marco importante para Ponta Delgada e para os Açores", afirmou Berta Cabral, que falava na assinatura da cedência do terreno da Diocese de Angra e Ilhas dos Açores para a autarquia.
Berta Cabral, que prevê que o templo possa ser inaugurado a 13 de Maio de 2009, apelou à comunidade a continuar a recolher fundos para a aquisição de mobiliário da igreja, que, depois de concluída, poderá dar origem a uma nova paróquia em Ponta Delgada.
Segundo explicou a autarca, esta obra surge porque o regulamento municipal de Ponta Delgada determina que os construtores civis do concelho construam equipamentos sociais e desportivos e, nesse âmbito, uma empresa foi desafiada a inovar, construindo um templo e o complexo paroquial do Lajedo, onde funcionará a catequese e o arquivo.
O projecto de arquitectura prevê um templo de linhas modernas, com uma nave única, que será construído num terreno com 3.826 metros quadrados, que foi oferecido pelo Governo Regional à Diocese açoriana para este efeito há 30 anos.
Para o Cónego José Garcia, da Igreja Paroquial de São José, mais do que um sonho antigo, liderado pelo Monsenhor Maia, a construção da nova igreja era urgente, dado o crescimento populacional que se verifica na zona do Lajedo.
"Só uma comunidade de fé viva e estruturada poderá construir uma casa de Deus para os homens utilizarem", lembrou o Cónego José Garcia.
RME.
© 2008 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A.
In http://ww1.rtp.pt/noticias/index.php?article=340449&visual=26
FOTOS DE OBRA
In http://paroquiadesaojose.blogspot.com/2008/11/igreja-de-nossa-senhora-de-ftima.html
MAQUETIZAÇÃO 3D




segunda-feira, 26 de janeiro de 2009
Exposição de Aguarelas | Arqt. Soares de Sousa Centro Municipal de Cultura de Ponta Delgada
Pessoas, situações, cenas do quotidiano proliferam num conjunto de aguarelas que o autor chama de “23 Brincadeiras” mas, que, ao contrário do que o título da exposição pressupõe, revelam um processo de criação consolidado pelo talento de António Eduardo Soares de Sousa. Até porque este arquitecto de formação e profissão faz representar a sua pintura no Museu Carlos Machado, na Casa dos Açores em Lisboa, na Casa dos Açores em Faro, instituições e colecções particulares nos Açores, Continente e no estrangeiro.
Além do mais, muitos das suas obras já foram expostas a título individual e colectivo, não só nas ilhas e no Continente, mas, também, em Macau e nas Bermudas.
Natural de Ponta Delgada, António Eduardo Soares de Sousa recebeu, logo no início da sua carreira, uma Menção Honrosa, em 1954, quando participou na primeira Exposição Universitária de Ilustração de Poesia, na Faculdade de Letras de Lisboa, um prenúncio de um percurso de mérito nas artes.
Depois de uma exposição, com carácter muito aberto e didáctico, com o título “Percurso Amador”, que trouxe ao Centro Municipal de Cultura em 2007 estudantes e um público muito interessado, Soares de Sousa volta ao Auditório do CMC com “23 Brincadeiras”."
A exposição foi inaugurada no final do dia de sexta-feira, 23 de Janeiro pelas 18h30, abrindo ao público em geral no sábado, para ficar patente até 12 de Março.

quinta-feira, 22 de janeiro de 2009
Centro de Artes e de Ciências do Mar recebe Menção Honrosa
"A distinção atribuída reconhece o contributo do projecto para a qualificação do turismo nacional e para a notoriedade de Portugal como destino turístico."
Mais um bom exemplo arquitectónico nos Açores!

