domingo, 12 de outubro de 2008

Siza distinguido com a Royal Gold Medal

"Álvaro Siza é um arquitecto profundamente completo que desafia categorizações(...). O forjar de uma arquitectura magistral e aparentemente inevitável a partir das possibilidades de uma envolvente é uma das supremas características da sua arquitectura(...). Nos edifícios de Siza, talvez como em nenhuns outros, é à relação entre os elementos da arquitectura que é dada primazia, mais do que à forma ou textura dos próprios elementos. Esta é uma arquitectura na qual uma economia de meios expressivos é combinada com uma abundância de revelação espacial". Estes são excertos da acta do júri que atribui ao Arqt. Álvaro Siza Vieira o mais prestigiado prémio de arquitectura britânico, a Royal Gold Medal, prémio já atribuído a Corbusier (1953), a Frank Gery (2000) e Herzog e de Meuron (2007).
Siza fez uma única intervenção em território inglês em parceria com o Arqt. Souto Moura, o famoso pavilhão de Verão da conhecida Serpentine Gallery, no Hyde Park, de Londres, mas não é esta obra que o leva ao prémio, pois esta é uma distinção de carreira.
Mais um prémio a juntar-se aos muitos que já recebeu merecidamente.
A cerimónia de entrega da Royal Gold Medal está agendada para Fevereiro, em data a marcar. O Arquitecto dará uma conferência sobre a sua obra.
Serpentine Gallery Pavilion 2005, Hyde Park, Londres
Alvaro Siza e Eduardo Souto de Moura

Sem comentários: