terça-feira, 19 de outubro de 2010

É uma casa moderna com certeza...

Um dia destes, enquanto esperava na rara fila de trânsito, em hora de ponta, no Caminho de Baixo de São Carlos, olhei para o lado e lá estava esta casa. Construção que passa despercebida a quem circula rapidamente, dentro de um automóvel na via à sua frente... e talvez por se apresentar recuada em relação à rua.
Não são muitos os exemplares de arquitectura moderna aqui na ilha, no entanto gostaria de, neste espaço, ir reflectindo sobre alguns.
Quanto a este imóvel em concreto, ressalta à vista que parte da construção está assente em pilares libertando-se assim espaço exterior, o que se pode enquadrar num dos cinco pontos chave da "nova arquitectura" apregoada por Le Corbusier: a construção sobre pilotis.
A não utilização de ornamentose e de pormenores mais apurados, como rejeição aos estilos históricos também surge patente, através da quase ausência de barras (e as que existem parecem não estar coerentes com o resto, anunciando uma possível alteração ao projecto original).
Na minha opinião, estamos perante o trabalho de um técnico especializado, o que seria raro na altura da sua edificação. Embora não saiba quem será o autor, desconfio que seja obra do Arqt.º Fernando Augusto de Sousa, Arquitecto nascido no Porto em 26 de Abril de 1913 e que viveu e trabalhou na ilha Terceira em grande parte da sua vida.
A introdução de novas e modernas técnicas de engenharia, tais como a utilização de estruturas de betão e o sistema laje/pilar/viga vieram revolucionar a forma de construir como também de pensar a arquitectura. Muitas das características que definem a arquitectura moderna podem ser identificadas neste exemplar, tais como, a predominância de linhas rectas, a articulação de volumes segundo linhas quebradas, maior pureza na composição arquitectónica, existência de vãos de grandes dimensões, existência de Pilotis (estacas sobre as quais as casas parecem pairar acima do solo) e a estrutura da casa visível do exterior: a função e a construção deviam formar uma unidade.
Embora não sejam claras e evidentes todas estas características neste exemplar, é sem dúvida uma obra que surge nesta vertente aqui explanada e que tenta alcançar estes ideais, surgindo num cenário local construtivamente difícil e com lacunas, comparativamente ao restante panorama nacional e internacional.

Caminho de Baixo de São Carlos, São Pedro | Angra do Heroísmo | ilha Terceira | Açores

1 comentário:

Zé Maria disse...

Uma das peças que descobri recentemente e que me intriga é aquela casa da Canada do Pombal, em S. Mateus. Só se deixa entrever a muito custo, entre o arvoredo, mas gostava de a perceber melhor.
Parece-me das peças mais interessantes da ilha.
O tal projecto que era para ser fotografado pelo Miguel Bettencourt já não precisa de fotografias? Ficámos à espera de notícias e nunca mais disse nada.
Cumprimentos.