segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Projecto de Recuperação Solar dos Arriagas | Horta | Arqt. Rui Pinto e Ana Robalo



Fotos in http://geocrusoe.blogspot.com/2007/07/patrimnio-em-runas-ii-casa-do.html

"O Governo Regional dos Açores vai recuperar a casa onde nasceu o primeiro Presidente da República, Manuel de Arriaga, na cidade da Horta.

Na Casa das Florinhas ou Solar dos Arriagas - presentemente num estado de avançada ruína, agravado pelo facto de a cobertura central ter colapsado na sequência do sismo de 1998 - o executivo açoriano pretende criar "um espaço de evocação da memória do seu patrono e dos ideais e valores da República", revelou ao PÚBLICO o director regional da Cultura, Jorge Paulus Bruno, que concretizará uma iniciativa lançada pela sua antecessora Gabriela Canavilhas, antes de assumir o cargo de ministra da Cultura. O projecto de arquitectura e especialidades, executado pelo atelier de Rui Pinto e Ana Robalo, foi entregue esta semana.

As propostas desenvolvidas no âmbito deste deste projecto assentam, segundo aqueles arquitectos, em duas frentes de intervenção distintas: a recuperação dos edifícios e a valorização paisagística dos espaços exteriores. A abordagem, revelam, passará pela materialização dos antigos espaços, que representam uma determinada época e, por isso, um lugar de memória a reportar, geridos numa dialéctica com os novos usos e com a vida contemporânea.

O imóvel situa-se numa das mais sugestivas e delicadas áreas urbanas da cidade da Horta, freguesia da Matriz, assente numa malha urbana que data do século XVIII. A recuperação da casa tem sido reivindicada por várias personalidades e instituições do Faial e a sua inauguração integra o programa das comemorações do Centenário da República.

A obra de reabilitação do denominado Solar dos Arriagas vai ser objecto de um concurso público para a adjudicação da empreitada. O edifício passou a integrar a lista de imóveis de Interesse Público dos Açores, por decisão do governo regional, por constituir um "exemplar de valor representativo de uma memória colectiva que não pode desaparecer e um verdadeiro testemunho de vivências e de factos históricos, indissociáveis da reabilitação histórica de Manuel de Arriaga". A resolução evoca ainda alguns elementos da vida e obra de Manuel de Arriaga que, nascido a 8 de Julho de 1840 na cidade da Horta, filho de descendentes de famílias nobres açorianas, ocupou o cargo de Presidente da República entre Agosto de 1911 e Maio de 1915. Falecido a 5 de Março de 1917, os seus restos mortais foram transladados em 2004 para o Panteão Nacional por proposta do presidente do Governo dos Açores."

In Jornal O Público:
http://www.publico.pt/Pol%C3%ADtica/governo-dos-acores-recupera-casa-onde-nasceu-primeiro-presidente-da-republica_1421628

5 comentários:

Anónimo disse...

o projecto da recuperaçao do solar dos arriagas vai ser recuperado apos 93-anos de ambandono total. mas ja dizia o velho ditado antes tarde do que nunca. em relaçao a recuperaçao do imovel concordo que se recuperam os traços antigos e nao com linhas modernas.por outro lado vi no jornal o incentivo algumas fotos que nao gostei da tipolugia da mesma requer alguma a tençao porque nao condiz com os predios envolventes. se querem fazer caixotes agradeço que façam em sao miguel que eles mereçem com elefantes brancos a custos faraonicos.estarei atento nos proximos episodios.

Carlos Faria disse...

Eu próprio não me importo nada que usem o material do meu blogue noutros, até gosto e nem exijo a fonte.
Mas já que teve correcção relativamente à fonte da notícia, também o deveria ter feito em relação às fotos, que apesar de velhinhas são do meu post abaixo http://geocrusoe.blogspot.com/2007/07/patrimnio-em-runas-ii-casa-do.html
é só uma questão de igualdade de critérios... nada mais.

Juliana Couto disse...

Tem razão, peço desculpa. Às vezes com a pressa surgem destas gafes. Espero não o ter ofendido.

Carlos Faria disse...

Não fiquei nada ofendido e se alguma vez precisar de sacar algo, esteja à vontade. Só gosto da menção da fonte quando existem outras ao lado, caso contrário, não me importo.

João Silva / Graciosa disse...

O "Solar dos Arriagas" para mim foi "O Lar Académico" e lá vivi/estudei desde os meus 10 anos (1969-1978), e quando voltei em 2007 fiquei doente com o que vi. Entrei pela quinta, olhei a casa e parecia que todas as recordações se tinham evaporado. Se fosse numa guerra era fácil de comprender mas o abandono penso que foi muito pior. Senti um aperto no coração pois não era a casa que eu tinha conhecido. Cada janela da casa tem muitas histórias, maior parte bem engraçadas pois 20-25 jovens de diversas ilhas enriqueceram o convivio a modos de estar e ser. A Graciosa esteve também bem repesentada com um grupo razoável que passou por lá ao longo dos anos.
Do novo projecto gostava, se possivel, de ter um simples rascunho/desenho ou algo do se fez recentemente.
Obrigado João M Lourenço Silva arrabalde@mail.telepac.pt João M Lourenço Silva