segunda-feira, 27 de abril de 2009
domingo, 19 de abril de 2009
sexta-feira, 17 de abril de 2009
Dia Internacional dos Monumentos e Sítios | Evento Ecoteca de Angra do Heroísmo

quarta-feira, 15 de abril de 2009
Património Mundial Unesco | novos locais
sexta-feira, 10 de abril de 2009
quarta-feira, 8 de abril de 2009
domingo, 5 de abril de 2009
Aguarelas do Arqt. Soares de Sousa em livro no aniversário de Ponta Delgada
Pela Editora Veraçor
Pode adquirir em In http://www.veracor.pt/view.php?id=52
sexta-feira, 3 de abril de 2009
Construção Civil | arquitectura
Mais uma vez aqui publico elementos recebidos via email.
Estes vídeos são excelentes pois demonstram como fazer quando não existem os meios ideais para a boa prática da construção!
quinta-feira, 2 de abril de 2009
Literatura | Arquitectura
Tinha arvoredos maravilhosos e antigos, lagos, fontes, jardins, pomares, bosques, campose um grande parque seguido por um pinhal que avançava quase até ao mar.
A quinta ficava nos arredores de uma cidade. O seu pesado portão era de ferro forjado pintado de verde. Quem entrava via logo uma grande casa rodeada por tílias altíssimas cujas folhas, dum lado verdes e do outro lado quase brancas, palpitavam na brisa.
(...) Naquela casa tudo era enorme: as portas, as janelas, a cozinha, a copa, os quartos, as salas, as escadas, os corredores.
Mas a maior devisão da casa era o grande átrio onde no Natal se armava o pinheiro. À roda desse átrio ficavam as salas: a sala de jantar com a sua mesa interminável: a sala de estar onde se tomava o chá nas tardes de Inverno: a sala do piano onde Isabel experimentava um por um o som misterioso das teclas brancas e pretas: a biblioteca com as estantes cheias de livros de capas duras com sombrios desenhos doirados e com uma grande mesa onde estava pousado o globo do mundo: a sala vermelha para onde entravam as visitas: a sala dos jogos onde Isabel fazia castelos de cartas sobre a mesa de pano verde, ou construía com as pedras de mah-jong e do dominó maravilhosas cidades habitadas só pelos cavalos do jogo de xadrez: a sala de bilhar (...). Mas a sala mais misteriosa era a sala de baile. A casa era tão grande que quase ninguém lá ia. (...) Às vezes, nas tardes de chuva, Isabel ia explorar a sala do baile. Entreabria com custo uma das portadas e um fio de luz iluminava a penumbra. Então surgiam os móveis cobertos de panos brancos, as pesadas cortinas de damasco vermelho, os grandes espelhos líquidos como um lago, as estátuas de mármore, brancas, imóveis e mudas, e o grande tapete azul cheio de rosas encarnadas.(...)
Do outro lado da casa ficavam a cozinha, a copa e a rouparia.(...)"
In A Floresta, de Sophia de Mello Breyner Andresen

quarta-feira, 1 de abril de 2009
Prémio Sécil 2008 | Arqt. Nuno Brandão Costa

"O Prémio Secil de Arquitectura 2008 foi atribuído pelo Júri ao Edifício Administrativo e Show-Room “Móveis Viriato”, em Rebordosa (Paredes), da autoria do Arquitecto Nuno Brandão Costa. O galardão generalizadamente reconhecido como o Prémio de referência da Arquitectura portuguesa distingue, de dois em dois anos, a mais significativa solução de arquitectura aplicada no biénio a que respeita."
"Com esta escolha o Júri pretende fazer sobressair dois aspectos importantes para a prática profissional contemporânea: a disciplinar, cumprida pelo rigor construtivo e de desenho da obra em causa; a social e pública, por abordar um programa comercial nem sempre entregue a arquitectos. O Júri gostaria ainda de salientar o facto de, inserindo-se numa paisagem industrial e menos qualificada, o edifício premiado demonstrar a capacidade da arquitectura transformar a envolvente, um dos seus princípios fundadores."
Ficha Técnica
Cliente: “Móveis Viriato”
Localização: Rebordosa, Paredes
Arquitectura: Nuno Brandão Costa
Colaboração: Marta Reis, Inês Pimentel
Data do projecto de arquitectura: 07.2005 – 06.2006.
Fundações e estruturas: Engª Marta Gameiro (Gesbau, engenharia & gestão, lda + Gravidade, engenheiros, lda)
Equipamentos e instalações hidráulicas: Engº Vitor Serpa (Gesbau)
Equipamentos e instalações mecânicas: Engº Raul Bessa (GET)
Equipamentos e instalações eléctricas, segurança e informática: Engª Maria da Luz (RS, associados)
Design de lettering: Miguel Palmeiro
Construtor: S Pintos, Engenharia e Construção, S.A.
Data da construção: 2007
Fotografia: Arménio Teixeira





