terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

DEBATES | Cais de Cruzeiros na Baía de Angra | Instituto Histórico da Ilha Terceira

"O primeiro debate organizado pelo Instituto Histórico da Ilha Terceira sobre Angra do Heroísmo e a construção de um cais de cruzeiros na sua baía está agendado para 22 de fevereiro. O ciclo de conversas prolonga-se até junho."

In http://www.diarioinsular.com/

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

O TEATRO MICAELENSE NO SÃO LUIZ | OS AÇORES E A ARQUITECTURA

3 MARÇO 2010
QUARTA ÀS 18H30
JARDIM DE INVERNO
ENTRADA LIVRE

A arquitectura nos Açores tem suscitado um crescente interesse junto de investigadores e público em geral. A formulação das principais características da arquitectura popular ou vernácula em contraponto com a dita erudita constitui motivo essencial para uma revisitação por parte de especialistas que se têm dedicado ao seu estudo. Simultaneamente, será abordada a arquitectura contemporânea, que nos últimos anos conheceu um incremento de qualidade e quantidade no território açoriano. Acompanha este painel uma exposição sobre a arquitectura conhecida por “Estilo Micaelense”.

Intervenientes Manuel Graça Dias (moderador), João Vieira Caldas (Arquitectura Popular), Isabel Soares de Albergaria (Arquitectura Erudita) e José Manuel Fernandes (Arquitectura Contemporânea)

In http://www.teatrosaoluiz.pt/catalogo/detalhes_produto.php?id=98



SÃO LUIZ TEATRO MUNICIPAL
Rua António Maria Cardoso, 38
1200-027 Lisboa
Tel. (+351) 213 257 640
+351) 213 257 631

Projecto de Recuperação Solar dos Arriagas | Horta | Arqt. Rui Pinto e Ana Robalo



Fotos in http://geocrusoe.blogspot.com/2007/07/patrimnio-em-runas-ii-casa-do.html

"O Governo Regional dos Açores vai recuperar a casa onde nasceu o primeiro Presidente da República, Manuel de Arriaga, na cidade da Horta.

Na Casa das Florinhas ou Solar dos Arriagas - presentemente num estado de avançada ruína, agravado pelo facto de a cobertura central ter colapsado na sequência do sismo de 1998 - o executivo açoriano pretende criar "um espaço de evocação da memória do seu patrono e dos ideais e valores da República", revelou ao PÚBLICO o director regional da Cultura, Jorge Paulus Bruno, que concretizará uma iniciativa lançada pela sua antecessora Gabriela Canavilhas, antes de assumir o cargo de ministra da Cultura. O projecto de arquitectura e especialidades, executado pelo atelier de Rui Pinto e Ana Robalo, foi entregue esta semana.

As propostas desenvolvidas no âmbito deste deste projecto assentam, segundo aqueles arquitectos, em duas frentes de intervenção distintas: a recuperação dos edifícios e a valorização paisagística dos espaços exteriores. A abordagem, revelam, passará pela materialização dos antigos espaços, que representam uma determinada época e, por isso, um lugar de memória a reportar, geridos numa dialéctica com os novos usos e com a vida contemporânea.

O imóvel situa-se numa das mais sugestivas e delicadas áreas urbanas da cidade da Horta, freguesia da Matriz, assente numa malha urbana que data do século XVIII. A recuperação da casa tem sido reivindicada por várias personalidades e instituições do Faial e a sua inauguração integra o programa das comemorações do Centenário da República.

A obra de reabilitação do denominado Solar dos Arriagas vai ser objecto de um concurso público para a adjudicação da empreitada. O edifício passou a integrar a lista de imóveis de Interesse Público dos Açores, por decisão do governo regional, por constituir um "exemplar de valor representativo de uma memória colectiva que não pode desaparecer e um verdadeiro testemunho de vivências e de factos históricos, indissociáveis da reabilitação histórica de Manuel de Arriaga". A resolução evoca ainda alguns elementos da vida e obra de Manuel de Arriaga que, nascido a 8 de Julho de 1840 na cidade da Horta, filho de descendentes de famílias nobres açorianas, ocupou o cargo de Presidente da República entre Agosto de 1911 e Maio de 1915. Falecido a 5 de Março de 1917, os seus restos mortais foram transladados em 2004 para o Panteão Nacional por proposta do presidente do Governo dos Açores."

In Jornal O Público:
http://www.publico.pt/Pol%C3%ADtica/governo-dos-acores-recupera-casa-onde-nasceu-primeiro-presidente-da-republica_1421628

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010