sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Faleceu o Arqt. Paulo Gouveia | 04 Nov09


Museu do Vinho, Pico

Habitação Sintra

Museu dos Baleeiros, Lajes do Pico


"Faleceu o arquitecto açoriano Paulo Gouveia, considerado o representante máximo do pensamento pós-moderno na cultura arquitectónica naquele arquipélago e premiado por vários edifícios. Paulo Gouveia construía no arquipélago desde o início dos anos 80 e foi responsável, por exemplo, pelo Museu do Vinho e o Museu dos Baleeiros, ambos na ilha do Pico.

Para além das dezenas de obras que assinou, o arquitecto fez também um exaustivo levantamento e caracterização das principais intervenções arquitectónicas durante o século passado no núcleo central da cidade de Angra (onde nasceu), trabalho de doutoramento apresentado na Universidade de Évora em 2002, e reunido no livro Angra do Heroísmo: Arquitectura do século XX e memória colectiva.

O projecto de recuperação do Museu dos Baleeiros, no Pico, da autoria de Paulo Gouveia teve início em 1983 e prolongou-se até 1989. Foram reabilitadas as antigas casas de botes, integrou-se no conjunto uma tenda de ferreiro anexa e acrescentou-se um espaço novo para biblioteca e arquivo (no terreno ao lado comprado para o efeito). Dois anos depois de aberto, foi candidato ao prémio Museu Europeu do Ano e em 1993 o projecto de recuperação e reabilitação recebeu uma Menção Honrosa nos Prémios Nacionais de Arquitectura da Associação dos Arquitectos portugueses e da Secretaria de Estado da Cultura.

Já no Museu do Vinho, na mesma ilha, mas na vila da Madalena do Pico, Paulo Gouveia foi responsável pelo projecto de adaptação, restauro e reabilitação dos edifícios existentes (a casa conventual da Ordem Religiosa das Carmelitas), construção do miradouro e edifício do lagar, cuja primeira fase ficou pronta em 1999. Entre outros edifícios, o arquitecto desenhou também a nova sede da Fanfarra Operária Gago Coutinho e Sacadura Cabral, em Angra do Heroísmo, inaugurada no ano passado.

Também na arquitectura de habitação Paulo Gouveia se distinguiu com, por exemplo, a Casa Godinho, em Sintra, há poucos anos, a casa nas Lajes do Pico – uma casa sobre a casa, em 2000, onde conjugou uma casa de madeira sobre outra casa de pedra -, e a Casa de São João (2003), igualmente no Pico, onde rompe com a imagem tradicional das casas de pedra negra e joga com linhas contemporâneas audazes."

In site do Público a 04-11-2009.
http://www.publico.clix.pt/Cultura/faleceu-arquitecto-paulo-gouveia-considerado-o-expoente-do-posmodernismo-nos-acores_1408376