quinta-feira, 30 de julho de 2009

sexta-feira, 24 de julho de 2009

Exposição «Restauro, Recuperação e Conservação do Património Arquitectónico Açoriano»‏ IAC - ilha Terceira

"O IAC-Instituto Açoriano de Cultura, numa parceria com a Santa Casa da Misericórdia de São Sebastião (ilha Terceira), apresenta no próximo domingo, dia 26 de Julho do corrente ano, pelas 20h00, uma exposição intitulada Restauro, Recuperação e Conservação do Património Arquitectónico Açoriano.

A colecção de painéis que o IAC leva a esta Instituição retrata e esclarece aspectos fundamentais, que devem ser tidos em conta numa situação de restauro, recuperação ou conservação de uma construção antiga, em que se assume como objectivo pedagógico o esclarecimento destes procedimentos.

Hoje, o respeito e apreço pelas construções antigas é uma obrigação de qualquer sociedade respeitadora do seu património edificado. Para mais, existe a consciência de que elas são fruto de um qualificado conhecimento e domínio de técnicas, a que não é alheia uma apurada capacidade de simplificação processual, quer ao nível dos materiais quer ao nível das soluções formais.

O IAC-Instituto Açoriano de Cultura, adoptando uma estratégia de descentralização e assumindo como objectivo a divulgação do tema Restauro, Recuperação e Conservação do Património Arquitectónico Açoriano, pretende contribuir para a sua preservação e valorização, pelo que desenvolveu este tema, daí resultando esta exposição integrada por 8 painéis e um folheto explicativo do seu conteúdo.

Esta exposição estará patente ao público, por ocasião das Festas daquela freguesia, na sala de exposição da
Casa/Museu Ferreira Drumond até ao próximo dia 2 de Agosto do corrente ano e poderá ser visitada das 18h30 às 22h00.
"

quinta-feira, 9 de julho de 2009

Centro Interpretativo Paisagem da Vinha | ilha do Pico | SAMI Arquitectos

Esta obra foi mencionada no Blogue Basalto Negro como uma das 10 escolhidas (nos Açores e Madeira) para a selecção Habitar Portugal 2006-2008.
Abaixo seguem algumas imagens retiradas do mesmo Post.






sexta-feira, 3 de julho de 2009

Remodelação Convento de São Gonçalo | Angra do Heroísmo | Arqt. Miguel Cunha








MMC – arquitectura e design, Lda.